segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Luis Lauermann cria Frente Parlamentar para o setor Coureiro Calçadista


Vivemos o melhor período do mercado interno para o setor do Couro e do Calçado, fruto de um conjunto de políticas de desenvolvimento econômico e social do Governo Lula, que possibilitaram o aumento do poder de compra e o ingresso de milhões de brasileiros à classe média.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o setor do Couro e do Calçado é um dos maiores empregadores industriais do País e do Estado.
A Couromoda 2011 bateu todos os recordes de visitação e foi sucesso de negócios, o que pode ser verificado nos estandes coletivos gaúchos, que em três dias de feira comercializaram 462.681 mil pares de calçados. No estande de Novo Hamburgo – a Capital Nacional do Calçado - o crescimento surpreendeu até mesmo a Administração: uma alta de 20% nas vendas em comparação com a feira de 2010, através do trabalho de 21 pequenas e microempresas.
Durante a feira, participei de um importante encontro das entidades representativas do setor com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Na oportunidade, o Ministro do Governo Dilma afirmou que o setor do Couro e do Calçado será um dos prioritários das ações do Ministério do Desenvolvimento. E também comunicou que o Governo Federal apresentará ao Congresso medidas de desoneração da produção, às quais darão maior competitividade à indústria brasileira.
Assumi uma cadeira no legislativo gaúcho e, como representante do setor, vou atuar firmemente na defesa de demandas Coureiro Calçadista. Os desafios para o fortalecimento e o crescimento dependem de mais ações, entre elas a aplicação da taxa antidumping para outros países, a qualificação de mão de obra, mais investimentos em inovação e desenvolvimento tecnológico e principalmente a aplicação de medidas de desoneração da produção para o aumento da capacidade de competição. Com esse conjunto de ações, voltaremos a disputar o mercado internacional, ampliando as exportações.
É nesse sentido que propus a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista na Assembléia Legislativa, instrumento que vai permitir o acompanhamento e a apresentação de propostas que fortaleçam o setor, assim como a Câmara específica do Couro e do Calçado, constituída recentemente pelo Governo do Estado.
Tenho confiança que a articulação e o envolvimento de todos os atores do setor, junto com o Governador Tarso e a Presidenta Dilma, teremos importantes conquistas no próximo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário