quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Prefeito lança Ouvidoria SUS em encontro com jornalistas



Novo Hamburgo - Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Novo Hamburgo terão à disposição um novo canal para efetuar sugestões, reclamações e solicitar informações sobre os serviços prestados na cidade. Trata-se da Ouvidoria SUS, iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com o Ministério da Saúde. Ela foi apresentada a jornalistas da região pelo prefeito Tarcísio Zimmermann durante a primeira edição do Bate-Papo com o Prefeito, realizado na terça-feira, 14 de dezembro.
O novo departamento será o meio de articulação entre o cidadão e a administração municipal e tem o objetivo de melhorar a qualidade da saúde pública da cidade. Através do telefone, pela internet ou diretamente no 5º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, os usuários têm a oportunidade de participar do gerenciamento dos serviços.
A equipe da Ouvidoria SUS é formada por um ouvidor e três tele-atendentes. Eles estão a serviço da população, aptos a fornecer informações gerais sobre o funcionamento do SUS e os direitos dos cidadãos. “Chegamos a um nível em que, mesmo com um processo de reestruturação da saúde no Município, podemos implantar um serviço de ouvidoria à população. É uma nova relação do SUS com a comunidade”, salientou Tarcísio.
A secretária municipal de Saúde, Clarita de Souza, exibiu detalhes do funcionamento da Ouvidoria SUS durante o Bate-Papo com o Prefeito. Segundo ela, por uma orientação do Ministério da Saúde, o sistema estava desde junho em atividade, porém em caráter piloto. “Agora, a equipe está totalmente preparada para atender a população”, disse.




Como vai funcionar a Ouvidoria SUS?

Depois de recebidas, as demandas serão classificadas em categorias, de acordo com o conteúdo de cada manifestação.
Cada demanda receberá análise e encaminhamento para a unidade a qual originou a manifestação do usuário. Ela será responsável em tomar as providências cabíveis, se necessário.
Após isso, a coordenação da unidade remeterá à ouvidoria as medidas e/ou as providências adotadas. Estas respostas deverão estar dentro do prazo estabelecido na demanda.
A Ouvidoria informará ao cidadão os encaminhamentos realizados, de acordo com o retorno emitido pela unidade.

Como entrar em contato com a Ouvidoria SUS:

Telefone: (51) 3593-7773
E-mail: ouvidoriasus@novohamburgo.rs.gov.br
Site da Prefeitura: www.novohamburgo.rs.gov.br
Correspondências ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Saúde, no 5º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Guia Lopes, 4201 - Bairro Canudos)

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