quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Um ano de investimentos em Novo Hamburgo



Novo Hamburgo - Caso fosse possível resumir o ano de 2010 em uma palavra para a comunidade e para a Prefeitura de Novo Hamburgo, essa palavra seria “investimento”. No ano que passou, o governo do prefeito Tarcísio Zimmermann consolidou importantes conquistas que irão reestruturar a cidade. Além disso, manteve as condições para que a comunidade participe e mostre quais são as suas preocupações. Por isso, além das diversas obras que estão em andamento e que iniciarão em 2011, o governo municipal também continuou com o processo de dar voz ao contribuinte, como vem ocorrendo desde 2009 com a implantação do Orçamento Participativo (OP).
Em 2010 foram iniciadas as obras de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no bairro Canudos, quatro novas Unidades Básicas de Saúde e quatro novas escolas de Educação Infantil. Todas deverão ser concluídas em 2011, ano em que o Orçamento Municipal terá R$ 673 milhões (contando administrações diretas e indiretas), o maior dos últimos anos, graças a recursos do governo federal. Em 2010 também foram entregues à população todos os Centros e Unidades de Referência em Assistência Social (CRAS e URAS) completamente renovados, valorizando o trabalho e os atendimentos do setor.
Entre os principais projetos para 2011 estão as obras de transformação do sistema de esgoto sanitário de Novo Hamburgo. Com ele, a cidade passará a ter 80% do esgoto tratado, melhorando os rios e a saúde do povo. A conclusão está prevista para 2014, mas o prefeito acredita que em dois anos Novo Hamburgo já melhore consideravelmente nesta área. “Em dois anos teremos cerca de 50% do esgoto tratado”, cita. Na área da Habitação, serão iniciadas reformas e regularização fundiária em seis vilas, adequando estes espaços urbanos dando mais infraestrutura e condições dignas de moradia para pessoas em vulnerabilidade social. Na regularização fundiária são ampliadas as ruas do bairro, implantados os sistemas de esgoto, iluminação, pavimentação e construção de moradias populares. Segundo Tarcísio, 2011 será um ano de grandes projetos saindo do papel e novamente muito trabalho pela frente. “Este será um grande ano, com muitas obras e a continuidade de diversos projetos que já estão em andamento”, destaca. Outro importante projeto que já foi assinado e que será iniciado neste ano é o ReLuz, que trocará toda a iluminação pública da cidade por lâmpadas melhores, mais duráveis e econômicas.

Obras em andamento em Novo Hamburgo

Construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas na Praça Centenário em Canudos,
Construção das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Boa Saúde, Rondônia, Canudos (Loteamento Morada dos Eucaliptos e Getúlio Vargas).
Construção de quatro Escolas de Educação Infantil nos seguintes bairros: Vila Diehl(Kephas), Canudos (Loteamento Morada dos Eucaliptos), Rondônia e Boa Saúde.

Projetos que iniciam em 2011
Regularização Fundiária de vilas e áreas carentes
Obras de tratamento de esgoto das bacias dos Arroios Pampa e Luiz Rau
ReLuz (troca de toda a iluminação pública da cidade)
Retomada da ampliação do Hospital Municipal
Projeto da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no Centro
Passagem Integrada e renovação do transporte coletivo
Orçamento Participativo com ampliação de regiões
Projeto Um Computador por Aluno (experimental em duas escolas)
Revitalização do Centro, Hamburgo Velho e Parcão


Investimento histórico para tratamento de esgoto


Orçamento Participativo com ampliação de regiões



Unidade Básica de Saúde do Bairro Rondônia e da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Canudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário